Total de visualizações de página

domingo, 26 de agosto de 2012

A Competitividade Dentro de Todos Nós

Todos somos competitivos, vaidosos, o que nos diferencia é o tamanho do nosso ego e o que estamos dispostos a fazer para chegarmos lá.

A ambição é o que nos faz crescer, e na medida certa, nos faz querer mais e avançar. Foi sempre assim na história da humanidade, e deve continuar assim por alguns séculos ainda.

Pior, é quando tem alguém perto de você - que às vezes, nem mesmo conhecemos - que acha que é o tal. Isso faz aflorar o ser "maligno" dentro de nós.  

A corrida, por exemplo, pode ser uma atividade tranquila onde você compete contra você mesmo, ou exigir um "algo mais" para melhorar sua colocação entre outras coisas. Num esporte onde 2 equipes competem, a rivalidade é clara, como é, lógico, o objetivo do jogo.

Um dia desses estava na academia aquecendo na esteira. Não gosto de correr nela, uso-a apenas para aquecimento, 5 min. de caminhada e 5 de corrida. Velocidade de 9,6 a 10 km/h. 

Chegou um rapaz (que não tenho visto ultimamente por lá), ligou a esteira junto de mim, andou um pouco e começou a correr. Olhou de leve minha velocidade e a dele saiu de 8 para 9,5 km/h. Continuei.

A dele foi para 10,2. Era um daqueles dias que você está meio irritado com tudo e só espera um motivo para explodir, sabe? Coloquei calmamente, a minha em 11 km/h. Idem ele. Não contei conversa: subi para 12 km/h. e fiz cara de feliz e entediado com o treino. Não costumo correr nessa velocidade, mas só uns 3 minutinhos não iam matar ninguém, e na esteira é mais fácil que na rua.

E como ele não sabia quanto tempo eu iria correr, segurou os 11km/h, depois foi diminuindo, diminuindo,....

Tem também aquela clássica que alguns fazem: saem com um grupo, acompanham na frente, vão ficando pra trás, quando o grupo retorna, logicamente ficam na frente novamente, são ultrapassados, e, como estão menos cansados, tomam a frente no finalzinho do treino. Subliminarmente, passam a idéia de que têm um pace ótimo. 

Eu, por exemplo, quero baixar meu tempo na Meia, sair de 2:32:59 (kkk), para cerca de 2:20 e quem sabe, 2:15, mas minha colocação será sempre uma incógnita, pois depende de milhares de pessoas e seus respectivos tempos, logo, só posso competir comigo mesmo.

A próxima Track&Field, vou fazer 5K (a de 10 são 2 voltas, não tenho paciência), e vou correr por tempo. As de 10K, sei que tenho como baixar meu tempo, e essas são as competições internas que pretendo travar.

O que determina quem realmente somos, é nossa consciência para perceber nossos limites e entendermos que aquela atividade não é a última coisa que nos resta na vida.






Coment·rios
1 Coment·rios

1 comentários:

  1. É isso aí, as nossas competições, sejam elas conosco mesmo ou com terceiros, devem ser sempre estímulos e não objetivos!

    Tenho uma certeza clara comigo que nossos objetivos serão sempre cumpridos se tivermos a sensação de dever cumprido!

    As competições devem servir para dizer: "Eu posso fazer melhor" não para pobremente dizer "Eu sou melhor"...

    Bom texto!
    Abraços, daniel

    ResponderExcluir